
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
A autoavaliação institucional do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito da Universidade de Itaúna (Proteção dos Direitos Fundamentais) está institucionalizada e é conduzida por comissão própria de avaliação, que tem como documentos norteadores do seu trabalho o Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, a Política Institucional de Pós-graduação, a Política Institucional de Autoavaliação, as normas regulamentadoras do MEC/CAPES, os programas dos cursos, a Ficha de Avaliação (Área 26) e os pareceres das comissões de área das quadrienais anteriores.
A autoavaliação do PPGD em Direito da Universidade de Itaúna tem o envolvimento efetivo de docentes, discentes, servidores técnico-administrativo, além dos egressos, que são avaliados periodicamente.
O PPGD entende ser o processo de autoavaliação institucional uma atividade contínua que requer uma acuidade metodológica capaz de dar conta da complexidade dos aspectos envolvidos.
A comissão própria de avaliação tem como estratégias para a divulgação de seu trabalho:
- realização de reuniões ou debates de sensibilização;
- sistematização de demandas/ideias/sugestões oriundas dessas reuniões ou debates;
- discussão e elaboração dos instrumentos para coleta de dados;
- definição da metodologia de análise e interpretação dos dados;
- definição das condições materiais para o desenvolvimento do trabalho;
- elaboração de relatórios;
- divulgação dos resultados da avaliação, além de análise de documentos e relatórios internos e externos;
- quantificação de dados por intermédio de indicadores e documentos oficiais, a exemplo dos CV Lattes e dos relatórios da CAPES;
- avaliação contínua das condições de infraestrutura e de acessibilidade, além de estar atenta às reclamações endereçadas à Ouvidoria.
No que se refere à sua periodicidade, tem-se:
i) segmentos discente, docente e técnico-administrativo – semestralmente, sendo os dados catalogados e divulgados anualmente;
ii) Egressos – anualmente.
Os resultados das avaliações, além de amplamente divulgados interna e externamente para a comunidade acadêmica, são encaminhados para a reitoria da Universidade de Itaúna. Posteriormente, são publicizados com corpo docente do PPDG e da graduação em Direito.
Esses resultados são divulgados também para a comunidade e aos órgãos institucionais interessados:
- Conselho Universitário;
- Administração Superior;
- Coordenação de cursos e outros.
As avaliações individuais dos coordenadores e professores são a eles remetidas de forma reservada.
Para os alunos são divulgados, no site institucional e através de cartazes afixados em locais de fácil visualização, os resultados globais das avaliações realizadas, além das medidas administrativas passíveis de aplicação em caso de desempenho insatisfatório de coordenadores, professores e pessoal técnico-administrativo.
Os pontos frágeis são discutidos e levados em consideração na construção/desenvolvimento do Planejamento Estratégico do PPGD.